Há quem sonhe com o dia do casamento durante uma vida inteira, alguns pela cerimónia e a festa, outros só pensam no vestido. Quando chega a hora de comprar um existem muitos ateliers e marcas disponíveis, mas poucos são como a de Maria Veloso, a Wheat & Rose.
Porquê? Para a designer, entrevistada pela VERSA, o segredo deste atelier está no "processo de empatia que cada vestido" envolve. "É um projeto criativo muito especial e sobretudo feito para cada noiva", acrescenta.
"Interessa-me bastante conhecer bem as noivas e o seu universo estético para depois poder fazer uma abordagem que seja a cara delas, mas que também seja surpreendente e acrescente valor." Por ser um atelier pequeno e com esta abordagem a nossa coordenadora, Francisca Salema, escolheu-o para o seu vestido de noiva.
Mas, antes de falarmos do look tão especial, convém saber mais sobre este atelier. "Era uma ideia antiga", explica a designer. Com a sua formação em design de moda e gestão "sempre quis fazer uma marca que juntasse qualidade, padrões diferenciados, versatilidade de updress e downdress e conforto para qualquer ocasião sem prescindir da elegância e feminilidade nos cortes e materiais".
Nasceu assim, em 2019, a Wheat & Rose. Já a ideia de fazer vestidos de noiva chegou mais tarde e de "uma forma muito orgânica" depois de ter feito o look de casamento de uma amiga e prima, um conjunto de camisa e saia em seda. "Foi super gabado e comecei a ter pedidos de outras noivas."
E, agora, vamos ao processo criativo. Tudo o que sai do atelier de noivas tem personalização. Por isso, na sua loja a única coleção de vestidos que encontras são da Inunez, uma designer espanhola, mas a portuguesa está a planear lançar a sua própria linha de vestidos de noiva.
Para criar um vestido faz questão de conhecer a noiva e de perguntar tudo sobre "o universo estético", assim como de outros detalhes que possam ser úteis, como os "sapatos que gostam" ou as "zonas do corpo com que se sentem melhor e pior". Tudo para "depois poder entrar nas suas cabeças e desenvolver propostas interessantes".
Trata-se de um processo "completamente colaborativo", ou seja, as noivas podem (e devem) dar as suas opiniões, ajudar a fazer escolhas e intervir sempre que quiserem. "Eu sou apenas o veículo criativo para chegar a um resultado interessante para elas."
Tende a apostar maioritariamente na seda, no que diz respeito a materiais, mas gosta de "encontrar soluções harmoniosas esteticamente e elegantes para diferentes estilos". Quem procura o atelier são, normalmente, as "noivas que querem um vestido diferente e especial", como Francisca Salema.
Todo o vestido da foi "pensado para ela desde o corte, material e cada detalhe", explica. Trata-se de uma pessoa "especial" com "um gosto muito eclético, mas, ao mesmo tempo, muito próprio, um misto de moderno com clássico". Tem "muitas referências que enriqueceram o processo e que para mim, como criativa, me entusiasmaram", acrescenta.
Ficou tão "entusiasmada com o universo" da noiva que fez "oito propostas diferentes". Depois, conseguiram alinhar as ideias e juntas escolheram "uma das versões com o corte e proposta de materiais" que as duas mais gostaram.
Qual o resultado final? "É um vestido com três peças: top, saia e uma espécie de casaco, com ombreiras e sem mangas, por cima", explica a designer. É, sem dúvida, um vestido fora da caixa, mais "moderno e versátil", a ideia "era ela poder reutilizar o vestido no futuro".
Entrando em detalhes, o top, com uma estrutura de corpete, "evoca um universo mais clássico e rococó ao estilo Marie Antoinette": Por outro lado, "a saia feita num material leve e acetinado tom champanhe", destaca "uma silhueta ajustada ao corpo a abrir ligeiramente a partir da zona do joelho até à bainha, com uns cortes em triângulo ao longo das costuras verticais numa musselina delicada", acabando por ser uma parte mais moderna.
Já a cereja no topo do bolo, o casaco, "foi feito todo em algodão bordado e tem um lado rústico pelo material mas clássico no corte" Maria explica ainda que "todo o conjunto foi feito num tom champanhe/cru que por ela ser bastante morena lhe fica muito bem".
Se quiseres inspiração ou estás simplesmente curioso podes conhecer melhor o processo criativo de um vestido de noiva completamente feito à medida na galeria de imagens. Também reunimos algumas fotografias de outras noivas Wheat & Rose que fazem qualquer um sonhar.